• Paroquia Santo antonio

Animação Missionária Comunitária – AMICO

Cientes da assertiva dessa afirmação, a Comissão Missionária Paroquial – COMIPA - da Paróquia Santo Antônio – Capuchinhos, entende que, apesar da crise sanitária, que já se arrasta por mais de um ano, devido à pandemia da covid 19, é necessário manter viva a chama do Espírito Missionário, que desperta em cada um de nós a consciência de que devemos assumir o compromisso firmado no nosso Batismo e cumprir o mandado de Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16,15).

Nesse contexto e, como forma de viabilizar uma interação mais efetiva com as Comunidades, foi criada a Animação Missionária Comunitária – AMICO -, que consiste na indicação, pelos coordenadores e coordenadoras de 2 membros da Comunidade para atuarem de forma direta junto à coordenação da COMIPA.

A iniciativa foi bem aceita por todos. Quase todas as Comunidades já indicaram os seus representantes e a primeira tarefa já está em andamento, conforme veremos a seguir.

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja no Brasil 2019-2023 propõe, entre as várias opções de evangelização, a criação das Pequenas Comunidades de Discípulos e Discípulas de Jesus Cristo, para promover a leitura orante das Sagradas Escrituras.

Ainda que estejamos vivendo esse tempo de pandemia, onde o isolamento social tem sido uma das medidas sanitárias mais recomendadas, é possível motivar a leitura no ambiente familiar. Consiste em diariamente a família se reunir e ler trechos do Evangelho do Ano Litúrgico, no caso atual, o Evangelho segundo São Marcos. Após a leitura. o grupo fará a reflexão do que foi lido, observando o seguinte roteiro:

1 - Leitura: o que o texto quis comunicar na época e na cultura em que foi escrito;

2 - Meditação: o que o texto diz para nós; olhar a nossa realidade de hoje e perceber como a mensagem do texto a ela se aplica;

3 - Oração: como o texto nos faz entrar em diálogo com Deus sobre o que foi comunicado e percebido;

4 - Contemplação: como o texto nos faz ver a vida, a partir da vontade de Deus.

É aprender com Jesus Cristo como continuar a caminhada diante de tantos desafios, buscando n’Ele a força para superar todos os desafios.

Para subsidiar o trabalho dos animadores, cada um recebeu um exemplar do livro “Pequenas Comunidades de Discípulos e Discípulas de Jesus de Nazaré, Mestre e Senhor”, organizado pelo Padre Luis Mosconi, idealizador das Santas Missões Populares.

Antônio Roberto Gonçalves

Coordenador da comissão missionária